terça-feira, 27 de junho de 2017

PONTE SOBRE RIO MEARIM DA CIDADE DE B ACABAL CORRE RISCO DE DESABAR

Construída na década de 1950, a ponte sobre o Rio Mearim unindo o bairro da Trizidela ao centro dacidade de Bacabal, de outras cidades a nossa capital são Luís  , a ponte  foi construída a mais  de  50 anos,  durante  esse tempo  passou  por uma  só reformar   no ano  1986.
As péssimas condições da ponte de Bacabal que fica  , a 240 km de São Luís, são motivo de reclamações tanto de motoristas quanto de pedestres que transitam pelo o local , esta  e  verdade relida  da ponte  ,  ferrugem  tomar  conta das ferragens expostas   ,rachaduras   na estrutura ,   alguns locais em que o guarda corpo caiu, foi colocado  tabuas ,  outros locas  não tem  proteção  deixando a pessoa completamente exposta   para o perigo .

Os  nossos politicos estão   de braços  cruzados  esperando a ponte desabar .



 História da ponte sobre o rio Mearim  da cidade de Bacabal 
Dados levantados pelo professor, jornalista e radialista, agora também historiador bacabalense José Carlos Sousa, mostram que essa ponte foi construída pelo governo federal, que ela não tem nome oficial, ou seja, nunca foi batizada. 

Mostram também que a sua construção teve início no governo do presidente Café Filho, que administrou o país entre os anos de 1954 e 1955, no século passado. Segundo o nosso neófito historiador Café Filho era vice de Getúlio Dorneles Vargas, de quem herdou a presidência.


A essa época era governador do Maranhão o Dr. Eugênio Barros e o prefeito de Bacabal era Frederico Leda, que governou o município até 1955. Para ilustrar mais ainda a história da construção da Ponte José Carlos revela que mesmo ano, 1955, o cargo de ficou de Bacabal ficou vago e foi ocupado interinamente pelo então presidente da câmara municipal, vereador João Vidal, que permaneceu no poder até 1956.
Já na gestão do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando era governador do estado Maranhão José Matos de Carvalho e prefeito de Bacabal o Dr. Antônio Pereira da Silva Neto, que governou Bacabal de 1957 a 1961, a ponte foi liberada para o tráfego de veículos, isso no ano de 1957.
Porém a sua inauguração oficial aconteceu somente um ano depois da liberação, em 1958, ano em que eu também nasci.
Pelo que nos revela o professor José Carlos a ponte sobre o Rio Mearim completa agora em 2014 57 anos de uso ininterruptos, sendo que a mesma sofreu sua primeira e única grande reforma em 1986.
É que a grande enchente que aconteceu em 1984

trouxe consigo o que se chama de aterrado, uma

espécie de ilha fluvial formada por plantas
aquáticas, que acabou ficando preso nos pilares
da ponte, o que contribuiu para afetar sua estrutura.
A reforma consistiu no reforço dos pilares e do piso da ponte.












Um comentário:

  1. *Ponte do Rio Mearim em Bacabal ,seu estado e perigo!!!* http://valdemiroliveira8.blogspot.com/2015/07/ponte-do-rio-mearim-em-bacabal-e-seu.html

    ResponderExcluir