terça-feira, 20 de junho de 2017

STF decide hoje se Aécio Neves deve ser preso preventivamente

O STF vai analisar o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a partir das delações premiadas de executivos da JBS.

Foto: Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir, em julgamento nesta terça-feira (20), se o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) deve ser preso preventivamente.O STF vai analisar o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a partir das delações premiadas de executivos da JBS. Além disso, os ministros também devem decidir sobre um recurso da defesa de Aécio que pede a derrubada da decisão que o afastou do mandato no Senado.
O colegiado será composto pelos ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello, relator do inquérito que investiga o tucano no STF.
Caso a maioria dos ministros vote pela prisão de Aécio, o artigo 53 da Constituição prevê que a decisão final caberá ao plenário do Senado, que terá 24 horas para deliberar se aceita ou não o pedido de prisão.
Na votação desta terça-feira na Primeira turma, o ministro Luiz Fux deve ser o fiel da balança. Dois votos são considerados certos pela prisão: os de Rosa e Barroso. Já Moraes e Marco Aurélio devem negar o pedido feito por Janot. Os dois votaram, na semana passada, pela revogação da prisão da irmã do tucano, a jornalista Andrea Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário