segunda-feira, 10 de julho de 2017

Saiba como acabar com o ronco e melhorar sua noite de sono

O ronco é um problema que não atinge apenas a pessoa que ronca, mas principalmente aquelas que convivem com o roncador.

Imagem: reprodução pixabay.com
Muitas pessoas apresentam algum tipo de distúrbio durante o sono e um dos mais comuns é o ronco, que pode ocorrer a partir de outros problemas como a apneia do sono que atinge cerca de 30% da população mundial de acordo com o Instituto do Sono ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O ronco é um problema que não atinge apenas a pessoa que ronca, mas principalmente aquelas que convivem com o roncador. É possível que o indivíduo caia em sono profundo mesmo enquanto ronca, mas a pessoa ao lado nem sempre tem a mesma sorte. Por isso que é comum o roncador sempre ser o último a saber e para evitar constrangimentos muitos procuram evitar dormir fora de casa.
Mudanças de hábitos
É possível acabar com o ronco a partir de algumas mudanças de hábitos como perder peso. A gordura presente no pescoço pode ser responsável pelo estreitamento da faringe e prejudicar a passagem do ar. Claro que pessoas com o peso normal também podem sofrer com ronco, porém as chances são maiores em pessoas acima do peso.
Outra forma é evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Algumas pessoas que não roncam costumam roncar após ingerir em excesso bebidas alcoólicas e em outros o problema só agrava. Isso porque o álcool contribui para o relaxamento dos músculos do corpo e ao dormir esses músculos acabam relaxando demais.
A posição de dormir muitas vezes pode contribuir para o surgimento do ronco principalmente para aqueles que costumam dormir de barriga para cima. Essa posição contribui para a obstrução nasal, o ideal é deitar de bruço ou de lado.
O uso de antialérgicos também pode ser um aliado contra o ronco, pois pessoas que sofrem com rinite e estão sempre com o nariz entupido podem apresentar o ronco com mais facilidade devido ao esforço para respirar. O ideal é consultar um médico e tratar a alergia.
Quando o problema é anatômico
Em algumas pessoas o ronco pode aparecer devido a problemas no alinhamento dos dentes, na arcada dentária, pelo desvio no septo nasal ou outras deformidades na fase. Dependendo do problema e da gravidade o tratamento consiste no uso de aparelhos odontológicos ou através de cirurgias como a ortognática e a cirurgia buco maxilo facial que podem corrigir problemas como a apneia do sono, que como citamos no início do texto é um dos principais fatores responsáveis pelo ronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário