segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Maranhão registra em junho a segunda maior taxa de homicídios em seis meses



Levantamento do G1 contabilizou dados de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Dados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
Por G1 MA, São Luís

 Maranhão registra 154 mortes violentas em junho, segundo levantamento do G1. (Foto: Reprodução/G1 MA) Maranhão registra 154 mortes violentas em junho, segundo levantamento do G1. (Foto: Reprodução/G1 MA)
Maranhão registra 154 mortes violentas em junho, segundo levantamento do G1. (Foto: Reprodução/G1 MA)

O Maranhão apresentou no mês de junho a segunda maior taxa de homicídios nos seis primeiros meses deste ano, segundo o último balanço divulgado nessa quinta-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA). O estado registrou 154 homicídios, índice que representa 2.20 mortes para cada 100 mil habitantes.

Dos crimes registrados, o Maranhão teve 148 homicídios dolosos, 4 latrocínios e 2 lesões corporais seguidas de morte. O número só fica atrás do mês de janeiro deste ano, que registrou 168 mortes. Os dados foram levantados pelo índice nacional de homicídios criado pelo G1, ferramenta que permite o acompanhamento dos dados de crimes violentos mês a mês no país.

VEJA O MAPA COM MORTES VIOLENTAS 1º SEMESTRE NO MARANHÃO

O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra mortes violentas do país
ANÁLISE DO FBSP: Para reduzir homicídios, Brasil precisa conseguir contabilizar as vítimas
ANÁLISE DO NEV: No Norte e no Nordeste, oito das dez polícias mais violentas do Brasil
METODOLOGIA: Monitor da Violência
O levantamento revela que janeiro, maio e junho foram os três meses mais violentos dos últimos seis meses, registrando ao todo, 470 mortes. O relatório ainda aponta que abril foi o mês menos violento, registrando 121 crimes violentos.

Confira os dados mês a mês:
JANEIRO: 164 mortes – índice de 2.33 mortes para cada 100 mil habitantes
FEVEREIRO: 131 mortes – índice de 1.86 mortes para cada 100 mil habitantes
MARÇO: 152 mortes – índice de 2.16 mortes para cada 100 mil habitantes
ABRIL: 121 mortes – índice de 1.72 mortes para cada 100 mil habitantes
MAIO: 137 mortes – índice de 1.90 mortes para cada 100 mil habitantes
JUNHO: 154 mortes – índice de 2.20 mortes para cada 100 mil habitantes

Os dados de todos os estados foram divulgados pelo G1 na terça-feira (28), mas a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) só encaminhou os dados consolidados do Maranhão nessa quinta-feira (30).

Na página especial do Maranhão no mapa do Monitor da Violência, é possível navegar e encontrar dois vídeos: um com uma análise de um especialista indicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e outro com um diagnóstico de um representante do governo.

Objetivo
Desde o início do ano, jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI), seguindo o padrão metodológico utilizado pelo Fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário