terça-feira, 19 de março de 2019

Veja a trajetória política de Zé viera.




Morreu na tarde desta terça-feira (19) o ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal e ex-deputado federal José Vieira Lins, conhecido como Zé Vieira. Ele tinha 84 anos e faleceu no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em decorrência de um câncer. O corpo será velado em Bacabal.



José viera Lins um menino de origem pobre, Paraibano, nascido em Sousa, chegou a Bacabal e instalou a Sincol, uma empresa de compra e venda de açúcar. 

Zé Vieira começou a carreira política em 1992, quando foi eleito vereador em Bacabal. Em 1996,
 Zé Vieira ajudou a eleger seu sucessor, o médico Dr. Lisboa a prefeito de Bacabal e vários deputados estaduais: Pedro Alves, Dr. Elígio, a filha Fátima Vieira e Carlinhos Florêncio. Quem também recebeu uma grande votação do líder Zé Vieira e de grupo na época foi o candidato a deputado federal Roberto Rocha

Em 2006, Zé Vieira ficou na suplência para deputado federal, mas assumiu o cargo em 2008. Em 2010, conseguiu ser reeleito. Por fim, em 2016, foi eleito mais uma vez prefeito de Bacabal, mas já entrou na disputa eleitoral condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito em julgamento feito pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, em 2016, antes da eleição.

Após uma série de decisões judiciais, no dia 5 de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Bacabal determinou o afastamento imediato de Zé Vieira. A decisão foi expedida pelo presidente da casa, Edvan Brandão de Farias. À época, o vice-prefeito de Bacabal, Florêncio Neto (PHS), assumiu a Prefeitura.

Florêncio ficou no cargo de prefeito até uma nova eleição realizada em 2018, quando Edvan Brandão venceu o pleito para os próximos dois anos.






















venceu as eleições para a prefeitura da cidade ao lado do médico Dr. Lisboa com uma grande votação., tendo sido reeleito em 2000.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário