sexta-feira, 6 de março de 2020

Coronavírus: com as primeiras transmissões no Brasil, o que muda?


Dos oito casos confirmados pelo Ministério da Saúde, dois são de pessoas que não viajaram para países onde há circulação do vírus
Por Mariana Rosário - fonte  veja  

Mulher usa máscara de proteção no Metrô de São Paulo: estado tem as primeiras transmissões locais Amanda Perobelli/Reuters

Nesta quinta-feira,5, o Ministério da Saúde comunicou que três estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) têm pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ao todo, são oito pessoas com a infecção, duas delas não viajaram para outros países e foram expostas ao vírus após o contato (direto e indireto) com o primeiro paciente diagnosticado.

Ainda hoje, o Ministério recuou de uma decisão anterior e passou a considerar o primeiro diagnóstico positivo sem sintomas da doença.

Com esse novo panorama, VEJA entrevistou o diretor clínico do Grupo Fleury, o infectologista Celso Granato, para compreender quais os riscos deste novo momento da transmissão do coronavírus no país. Confira o tira-dúvidas:

1) O Brasil teve suas primeiras transmissões locais, que ocorreram após o contato com um paciente que tinha viajado para áreas onde há transmissão. Com a confirmação, aumentou o risco da doença se alastrar pelo país?

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Teoricamente aumenta, mas isso vai depender do que for feito com esses novos casos confirmados. Se você colocar esses pacientes em quarentena, não há problemas. É claro que quanto mais pessoas forem infectadas sem entrar em contato com alguém que viajou, mas por meio de intermediários, mais preocupante fica. É um segundo momento para a transmissão da doença no país. É algo que imaginávamos que fosse acontecer, porque não é todo mundo que chega de viagem sabendo que teve contato com a doença e que pode estar infectado. Até o diagnóstico ocorrer, existe chance de que essas pessoas tenham entrado em contato com parentes e colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário