terça-feira, 23 de junho de 2020

Governo antecipa reabertura de bares e restaurantes na Grande Ilha de São Luís


Governo antecipa reabertura de bares e restaurantes na Grande Ilha de São Luís
Com a antecipação, reabertura dos estabelecimentos será realizada a partir de sábado (27). Governo havia anunciado retomada das atividades para o dia 29 de junho.
Por G1 MA, TV Mirante — São Luís, MA


23/06/2020 

Governo decide antecipar reabertura de restaurantes e bares em São Luís
Governo decide antecipar reabertura de restaurantes e bares em São Luís

A Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc) informou nesta terça-feira (23), que vai antecipar para sábado (27), a reabertura de bares, restaurantes, praças de alimentação em shoppings da Grande Ilha de São Luís. Os serviços estavam suspensos há quase três meses por conta da pandemia de Covid-19.

A previsão de reabertura era para o dia 29 de junho. De acordo com o secretário Simplício Araújo, a decisão foi tomada com base nos indicadores que, segundo o secretário, indicam uma paralisação ou controle da pandemia no estado. Além disso, a queda da taxa de letalidade e a ocupação de leitos de UTI também foram levados em consideração para a retomada das atividades.

"O governador tem constantemente divulgado indicadores que temos aí uma espécie de paralisação ou controle da contaminação, está dentro do esperado. Também estamos considerando a ocupação de leitos, de UTIs e a taxa de letalidade que aqui no Maranhão equivale a metade da taxa nacional. Com isso, nós temos um comércio muito agredido por conta da paralisação e em virtude do governo federal não ter feito chegar a ajuda a esses comerciantes", explicou o secretário.

O secretário afirmou que o protocolo sanitário já foi divulgado para a categoria e deve ser oficializado em breve pelo Comitê de Saúde do Maranhão. Em relação as regras, Simplício Araújo adiantou que o uso de máscaras continua sendo obrigatório nos estabelecimentos. Além da proteção, os funcionários que trabalham no salão e nas cozinhas também deverão optar pelo uso da 'face-shield', para evitar o risco de contágio.


Para os consumidores, os estabelecimentos deverão disponibilizar sacos plásticos ou outros recipientes onde serão depositadas as máscaras. Após o fim das refeições, o consumidor deve voltar a usar a máscara.

"Nós desenhamos diversos protocolos para esses seguimentos, como esses de bares e restaurantes. A data prevista era na segunda-feira (29), mas um apelo feito ao governador Flávio Dino pelos proprietários de restaurantes e de praças de alimentação, de bares em geral, para que eles pudessem aproveitar o movimento do sábado e do domingo. A gente costuma dizer que o protocolo é um balizador. Todo empresário e toda empresa deve oferecer muito mais, principalmente em um momento como esse. Essa responsabilidade social e sanitária é muito importante, e o consumidor deve ficar atento à isso, acompanhar o cumprimento desses protocolos, para que a gente possa ter segurança nessa retomada", disse o Simplício Araújo.

As fiscalizações serão realizadas pela Vigilância Sanitária do Maranhão e do Procon. O secretário afirmou que os consumidores também poderão fazer denúncias aos órgãos, caso seja constatado que os estabelecimentos não estão seguindo as regras sanitárias necessárias para funcionar durante a pandemia.

Reabertura gradual
Academia fechada devido à pandemia de coronavírus  — Foto: TV Globo/Reprodução
Academia fechada devido à pandemia de coronavírus — Foto: TV Globo/Reprodução

As academias de ginástica e escolinhas de esporte foram autorizadas a reabrir a partir dessa segunda-feira (22). As consultas, exames e cirurgias eletivas para outras doenças também voltaram a ser realizadas no estado a partir dessa semana.

Em julho, a previsão do governo é que sejam retomados os treinos de futebol. Já os campeonatos de futebol e as aulas presenciais na rede estadual, devem ser retomadas a partir de 1º de agosto. As liberações serão escalonadas iniciando por graduações e pós graduações até chegar na educação infantil.

O estado vive desde o fim de maio um processo gradual de reabertura da economia. O governador afirmou em entrevista coletiva, realizada após anúncio do retorno das atividades, que a reabertura será uma 'experiência' e caso aconteça a 'segunda onda' de infecção pela Covid-19, os decretos poderão ser revistos e medidas mais rígidas serão implementadas novamente no estado.

Coronavírus no Maranhão
Na segunda-feira (22), o Maranhão alcançou a marca de 70.689 casos confirmados e 1.760 mortos pelo novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número de recuperados também subiu e chegou a 47.776.

Em 24 horas, foram 25 novos casos na Grande Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 10 em Imperatriz e 595 em outros municípios.

O QUE FAZER: Para onde ir, caso apareçam os sintomas
DÚVIDAS: Veja mais de 40 perguntas e respostas
GUIA ILUSTRADO: Conheça mais sobre o Covid-19
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário