terça-feira, 7 de julho de 2020

Live transmite alinhamento da Lua com Júpiter e Saturno em São Luís: 'Conversa com os planetas'




Fenômeno será transmitido ao vivo nesta terça-feira (7), a partir das 20h30, por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pela internet. Saiba como assistir.
Por G1 MA — São Luís, MA


Alinhamento da Lua com Saturno e Júpiter será transmitido ao vivo pelas redes sociais do laboratório de ciências da UFMA. — 
Alinhamento da Lua com Saturno e Júpiter será transmitido ao vivo pelas redes sociais do laboratório de ciências da UFMA. — Foto: Divulgação/Ilha da Ciência


O fenômeno de alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno com a Lua, que acontece na noite desta terça-feira (7) será transmitido por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa é organizada pelo projeto 'Ilha da Ciência' e integra a Semana Nacional da Ciência.

O evento será transmitido a partir das 20h30, pela página no Instagram @ilhadacienciaufma. O alinhamento é muito comum durante esta época do ano, por conta da aproximação dos planetas com a Lua. As lives serão realizadas com uma câmera posicionada no telescópio, que será usado para capitar as imagens do céu.

Durante a transmissão, será possível acompanhar os planetas e ver as quatro Luas de Júpiter, são satélites naturais do planeta, e que foram descobertos por Galileu Galilei. A live será em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, comemorado no dia 8 de julho. De acordo com o professor Antonio Oliveira, neste dia foi fundada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Fenômeno é possível por conta da proximidade dos planetas com a Lua. — Foto: Divulgação/Ilha da Ciência
Fenômeno é possível por conta da proximidade dos planetas com a Lua. — Foto: Divulgação/Ilha da Ciência


"Vamos conversar com a Lua, vamos conversar com os planetas. O fim de semana foi muito bom, teve um tempo excelente e as pessoas perceberam que estamos em um período de Lua cheia. Logo abaixo do nascer da Lua, você vê um ponto mais brilhante e outro mais atenuado, e ali são dois planetas que são Júpiter e Saturno", explicou o professor.

Em um primeiro momento, será exibida a Lua. Em seguida, serão exibidos as imagens de Júpiter, Saturno e as quatro luas de Júpiter. Além disso, os participantes poderão conversar ao vivo com os pesquisadores e tirar suas dúvidas sobre o fenômeno e os planetas.

"Até existe assim, uma possibilidade de vida em uma delas. Nós também vamos observar Titã, que é a maior Lua do Sistema Solar e é uma Lua de Saturno", explicou o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário